quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Olimpíadas do tráfico

Nas últimas semanas estamos acompanhando pelos noticiários uma verdadeira guerra entre policiais e traficantes na cidade do Rio de Janeiro. Até a semana passada o número de mortos chegou a 40 pessoas entre os mortos estão policiais e pessoas do bem, que foram vítimas de balas perdidas.

A guerra entre a polícia e o tráfico pode por em xeque a vitória do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, já que toda a imprensa estrangeira voltou os olhos para o Rio de Janeiro devido aos últimos acontecimentos.

O cenário do morro do macaco lembra um campo de guerra. Imagens feitas por cinegrafistas das emissoras de televisão mostram que as ruas têm grande quantidade de carcaças de balas, além disso, jornalistas estão trabalhando protegidos com coletes a prova de balas e capacetes.

Esse cenário leva a outra discussão a respeito da legalização das drogas. Deve ser legalizada ou não?. Acredita-se que com a legalização o tráfico diminuirá, pois as drogas poderão ser vendidas no comércio normalmente como o cigarro e álcool, por outro lado a vida estará sendo banalizada.

O acesso fácil a essas substancias conseqüentemente aumentará o consumo e cada vez mais nossas crianças estarão perto desse mal e ninguém poderá falar nada, porque as drogas serão legalizadas. A vida dessas pessoas e dos policiais que morreram por causa e combatendo o tráfico será banalizada.

O mais correto é que o tráfico seja combatido com leis rígidas que realmente punam fornecedores de drogas, não leis que beneficiem traficantes como Elias Maluco, acusado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. Elias Maluco está prestes a sair da cadeia pela porta da frente assim como outros presos que serão beneficiados com a redução da pena.

A droga e o tráfico tem que ser combatido, não legalizado. As leis têm que ser severas com traficantes, só desta forma a sociedade estará um pouco longe dos efeitos desse mal que resultam em “guerras” como a que o Rio de Janeiro está vivendo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estudar meu passatempo


Livros e mais livros, textos de diferentes assuntos e tamanhos, leads, notícias, reportagens, resenhas, artigos, semiótica, teorias da comunicação e muitas outras coisas. Para quem não gosta de estudar tudo isso parece levar à loucura, a vida com certeza é mais fácil sem preocupações, mas chega um momento que estudar é uma necessidade.
Sempre levei com muita responsabilidade meus estudos e fui também muito criticada por isso, constantemente fui "elogiada" com apelidos de nerd, cdf e coisas do gênero. Hoje faço Jornalismo, um curso que não é muito fácil, pois exige formação critica e principalmente muita leitura.
Atualmente na faculdade sinto como foi importante a minha dedicação durante todo o período que passei na escola. Esse período foi importante para minha formação critica como pessoa.
Fui muito discriminada, tive poucos amigos, não participava do "grupinho", no entanto não me arrependo nem um pouco do que fiz e faria tudo novamente.
Os "espertinhos" que me desculpem, mas quem está perdendo é vocês. Por enquanto a vida é fácil, tudo que os professores falam é bobagem. Um dia vocês vão sentir falta dos "chatos" dos professores e aí o tempo vai ter passado e será tarde.
Aos "nerds" estudem mesmo, estudar é maravilhoso. Não liguem para a oposiçao, pois antes ser conhecido como "nerd e cdf" do que como popular e da bagunça.
No fim das contas vamos ver quem ganha!!!

sábado, 17 de outubro de 2009

Jornalismo ou Direito?

Essa é a pergunta que atualmente faço todos os dias. Em que lugar serei mais útil? Mostrando o que precisa ser corrigido ou corrigindo?
É uma pergunta sem resposta, busco ela em meu coração, mas a dor é infinita. Não é fácil deixar para trás amizades que fiz, deixar um ano ao lado das melhores pessoas que já conheci na minha vida.
É difícil porque quando estou com essas pessoas sou tomada por uma paz infinita, procuro não escrever mais, pois me lembro o quanto vou sofrer distante do que eu tanto amo. Vou deixar de lado meus ideais o motivo pelo qual escolhi ser jornalista, por acreditar que palavras têm força e podem mudar o mundo.
Não fotografarei mais, minha grande paixão, mostrar o vermelho das flores, o azul do céu, mostrar que o all star combina com letra de música e com amor. Trocarei a câmera por um martelo que condena muitas vezes injustamente.
Estarei trocando a humildade de descobrir e indagar o mundo pela prepotência.
Em busca da profissão que nasci para exercer, uma amo desesperadamente a ponto de temer que não haja como viver dela, é minha profissão do coração, a outra é a profissão da Andresa filha, quieta e tradicionalista, é a profissão que irá me render elogios, uma vida confortável, é a profissão da razão, mas eu não a amo.
Concordo com Sócrates e Só sei que nada sei.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E amanhã é o dia dos professores

Dia 15 de outubro comemora-se o dia dos professores, reservou-se uma data para lembrar o magistério. Já que na maioria dos dias do ano os professores estampam as manchetes de jornais na maioria das vezes como vítimas de violência praticada por alunos.

Uma propaganda muito interessante que o MEC vem fazendo na televisão incentivando jovens a fazer cursos de licenciatura, mostrando que em países que apresentam alto índice de desenvolvimento o profissional responsável por isso é o professor.

Sim a educação é a base para uma sociedade mais justa, desenvolvida e humanitária, há também certa verdade quando analisado o papel da educação no desenvolvimento de um país, tomemos como exemplo a China e o Japão. No entanto, nesses países professores têm todo o suporte necessário para ministrar suas aulas, não há notícias de alunos agredindo professores, diretores e funcionários da escola.

No Brasil o estado mais rico tem a pior educação, não conseguindo ficar como finalista em um concurso de Língua Portuguesa promovido na televisão que envolveu todos os estados do Brasil.

Em algumas escolas públicas alunos freqüentam apenas para marcar presença, não para assistir aula. Muitas vezes esses alunos não têm nenhuma educação intelectual e moral, cabe ao professor ensinar coisas que deveriam vir do convívio familiar, ao tentar corrigir isso, os resultados são agressões e ofensas.

A educação tem muito a ser melhorada, escolas não deveriam ficar preocupadas com as equações matemáticas, com as olimpíadas de matemática. O ensino deve ganhar uma formação critica que prepare realmente o aluno, deve ganhar uma base de apoio ao professor começando por escolas decentes e capacitação dos profissionais da educação.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Hoje é meu aniversário!!!

Fazer aniversário é contabilizar tempo de vida e de aprendizado, ao mesmo tempo é deixar de ter idade para fazer algo que gostamos.


domingo, 4 de outubro de 2009

As mãos enrugadas

As mãos já estão enrugadas
Os braços e as pernas
já não têm a mesma força
Os olhos e a audição já fraquejam.

Mais ainda temos a doce figura
Dos velhinhos que estragam a gente
Das vovós que arrumam forças para fazer
guloseimas para os netos
Dos vovôs que ganham forças
para segurar os netos.
Até que um dia
Acordamos e não temos mais nossos avós.
Fica a doce lembrança
Das mãos enrugadas, dos doces e biscoitos
que nunca mais encontraremos do mesmo sabor
fica a saudade do colo do vovô.

A hora da partida chegou
Nossos avós já cumpriram sua missão
E aqui fica a saudade e a tristeza
Do porquê não demos mais atenção
às mãozinhas enrugadas.





Profissão Jornalista


sábado, 3 de outubro de 2009

Nem o Enem escapou

Foi cancelado na manhã de quinta-feira o Exame Nacional do Ensino Médio por motivo de fraude. Cerca de quatro milhões de jovens estavam inscritos para realizar o exame que ajuda os alunos a entrar em faculdades públicas, além de dar chance para ganhar bolsas de estudos.
Segundo informações divulgadas na imprensa funcionários do MEC entraram em contato com um jornal de São Paulo oferecendo o conteúdo das provas. Imediatamente o governo foi avisado da informação e a prova foi adiada.
Diante dos acontecimentos há duas posições: alivio por parte de alguns estudantes e indignação por parte de professores e de cidadãos do bem. Mais uma vez o Brasil será motivo de chacota internacional, já que nem a educação está passando à margem da corrupção.
A incessante busca pelo dinheiro fácil à custa de comportamentos mal intencionados expandiu o senado e a câmara dos deputados e foi parar no Ministério da Educação. O pior que está mexendo com os sonhos, com o futuro e colocando a baixo todo o trabalho de preparação dos professores do ensino médio.
É uma vergonha. Depois reclamam da imagem que o Brasil tem no exterior, mas não acho que devemos ficar detidos a imagem que o país tem lá fora. O problema é que muitas pessoas já se acostumaram com as palhaçadas que acontecem aqui, como se isso fosse algo normal como andar nas ruas e que o episódio do Enem ocorrido nesta quinta-feira é só mais uma das inúmeras trapaças.
Graças a essa atitude o Enem, ao qual milhares de jovens tinham respeito e confiança tornou-se motivo para risos e piadas de mau gosto.
Chegou a hora de não aceitar mais isso, a educação já foi atingida, qual será o próximo setor? Nesse momento o riso alheio deveria encontrar a carranca da indignação.