segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É proibido fumar

Entrou em vigor a 0h da sexta-feira (7), a lei antifumo em todo o estado de São Paulo. A lei criada pelo governador José Serra proíbe o uso do cigarro no interior de restaurantes, boates, bares, escolas, padarias, farmácias, museus, casas de shows e repartições públicas. Será permitido o fumo em residências, tabacarias, vias públicas e em cultos religiosos específicos.
Inclui-se na proibição o uso de cigarrilhas e charutos. A lei terá mais de 500 fiscais espalhados pelo estado, entre eles técnicos da vigilância sanitária e do Procom. Os fiscais farão blitz nos estabelecimentos, mesmo em dias de feriado e fim de semana. O estabelecimento que não cumprir a lei estará sujeito a multas.
A lei antifumo tem o objetivo de manter as pessoas que não fumam longe dos males do cigarro. Pesquisas realizadas mostraram que os fumantes passivos são mais prejudicados do que os fumantes com a inalação do cigarro.Por isso a proibição do fumo em lugares fechados.
No entanto, a lei não foi muito bem recebida pelos fumantes e donos de estabelecimentos. Os proprietários de restaurantes, boates e casas de shows estão preocupados com as multas que estarão sujeitos caso a blitz encontrem alguém fumando em seu estabelecimento, já os fumantes não poderão contar com áreas reservadas para fumantes nesses lugares. Está proibido.
Em meio a tanta polêmica o governador conta com o apoio da maioria da população que está cansada de jantar inalando cheiro de cigarro e além disso ficar doente sem fumar. Muitos acham que a lei deve abranger todo o Brasil e tornar-se vigente em todos os estados brasileiros.
A lei antifumo é realmente muito útil para a população, acredito que reduzirá muito os danos causados pelo cigarro em não fumantes e fumantes, já que estes terão que pelo menos na hora do almoço e da balada ficar um pouco longe do cigarro.

sábado, 1 de agosto de 2009

A crise do senado, o dinheiro público e os cidadãos

Nos últimos meses os meios de comunicação vêm sendo inundados de informações sobre a crise que está acontecendo no senado.Entre os protagonistas dessa crise está o presidente do senado José Sarney.O senador fez a nomeação de cargos públicos através de atos secretos, nos quais foram adotadas medidas administrativas como: nomeação e exoneração de funcionários,além de aumento de salários e ampliação de verbas.

Entre os nomeados para cargos no senado estão parentes de José Sarney. Gravações feitas pela Polícia Federal e autorizadas para serem publicadas no jornal o Estado de S.Paulo, mostram conversas entre o presidente do senado e seus familiares sobre cargos, empreguismo, informações privilegiadas e notas frias.

Em um dos trechos da conversa a neta de Sarney pede para o pai que arrume com o avô um emprego para o namorado no senado, oito dias após a conversa o namorado da neta de Sarney foi nomeado assistente parlamentar por um ato secreto.

Diante dos fatos apresentados vem a pergunta: O que temos de ver com isso?A resposta é simples, tudo. O dinheiro público está sendo usado para essas finalidades, pagar salários para parentes de senadores, que estão ocupando esses cargos não por merecimento, mas sim por favores particulares.

Enquanto os familiares dos senadores recebem um gordo salário, a parcela da população continua sem emprego, hospitais adequados e escolas de qualidade com ensino adequado.

O dinheiro público está sendo usado por esses políticos como se fossem deles, no senado tudo é secreto, mas está implícito para quem quiser ver a falta de decência dessas pessoas com os cidadãos.