quinta-feira, 23 de julho de 2009

Consumismo,pobreza e desigualdades sociais




De um lado, lojas de luxo, senhoras bem vestidas com jóias e roupas de grifes. Na calçada, crianças descalças,com roupas rasgadas e com muita fome.

Esse é o retrato das ruas de algumas cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, cidades em que as desigualdades sociais são muito intensas.

Tornou-se comum passarmos pelas ruas e ver pessoas nas ruas pedindo esmolas para tentar juntar dinheiro para comprar alimento.E essa situação ficou muito rotineira que passou a fazer parte da realidade e ninguém mais se incomoda com essa situação,ou seja, a pobreza passou a fazer parte do cenário.

Há dois lados em nosso país, de um lado pessoas têm muito dinheiro e gastam exageradamente, de uma forma doentia adquirindo coisas sem necessidade e sem nenhuma serventia apenas pelo prazer de comprar, são os consumistas.Do outro lado, pessoas muito pobres, que não têm o que comer,casa para morar e nem roupas para vestir.

Falam de crise, mas será que a crise não é culpa de um consumismo exagerado? ninguém sabe. No entanto, sabemos que o dinheiro público é muito mal usado pelos nossos representantes em Brasília, exemplo disso são os “atos secretos” que acontecem sempre por lá.

Infelizmente usam o dinheiro público como se fossem deles.Tudo é secreto, a pobreza não é secreta, basta olhar com um pouco mais de humanidade para nossas ruas para ver que a pobreza não é normal, é preciso compreender que ela não deve fazer parte do cenário urbano.

E acredite,podemos mudar essa situação.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

As diferenças e semelhanças entre a prensa gráfica e internet

Com o surgimento da prensa gráfica no ano de 1450,tornou-se possível a produção de livros,um grande avanço para a época.Anos mais tarde começou a surgir os primeiros jornais.

Essa inovação trouxe desenvolvimento econômico e social para os países que tiveram mais cedo acesso a prensa gráfica e exclusão para os que tiveram acesso mais tarde.Assim também ocorreu com o surgimento da internet,ou seja os países que tiveram acesso a internet mais cedo tiveram maior desenvolvimento.

Com o surgimento dos jornais surgiu um problema muito conhecido no início da internet: Como administrar a informação,já que aumentou muito a demanda de leitores na época da prensa e cada dia mais vem aumentando o número de acessos nos sites da internet.

Nesse contexto da criação dos jornais surgiu a publicidade,depois que a internet foi inventada e expandiu-se,muitas publicidades deixaram as demais mídias e estão aderindo a internet.

No entanto,muitos conteúdos publicados nos livros e jornais eram censurados,principalmente pela Igreja Católica.Certos assuntos que eram publicados nos livros e jornais eram considerados crimes como os de hoje, só que na internet como a pedofilia e roubo de senhas.

Com o surgimento da prensa surgiram profissões,já a internet não possibilitou o surgimento de nenhuma profissão nova,muitas vezes a internet fez com que certas profissões desaparecessem,já que quem escreve o texto é responsável por sua publicação.

Assim como toda tecnologia inserida na sociedade o modo das pessoas pensar foi modificado com o surgimento da prensa gráfica e consequentemente dos livros e jornais.Novos valores e ideais surgiram,isso também ocorreu quando a internet passou a fazer parte da vida das pessoas.

A prensa gráfica e a internet têm muita coisa em comum,ambas podem ser consideradas grandes criações tecnológicas,só que em épocas diferentes,podem ser consideradas também pontos chaves para a comunicação,entretanto em épocas distintas.

domingo, 12 de julho de 2009

Uma paixão chamada fotografia



Foto: Andresa Oliveira


Fotografia: A arte de escrever com as imagens



Atire a primeira pedra quem nunca posou para uma fotografia ou quem nunca se pegou olhando as fotografias de quando era criança.A fotografia é assim ela leva as pessoas para o passado.
Podemos conhecer lugares através das fotos, guardar recordações da infância,momentos inesquecíveis ou até mesmo retratar a realidade como é o caso do fotojornalismo.

Jornalismo relâmpago

O fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo vem acabando com a importância de cursos superiores na área. Muitas editoras de revistas e até mesmo o site You Tube criaram cursos de jornalismo relâmpago.

Esses cursos visam preparar pessoas comuns para produzir notícias nos meios de comunicação sem ter que freqüentar uma faculdade de jornalismo. A teoria e a prática são fáceis de aprender. No entanto, a ética e o profissionalismo podem estar comprometidos nesse tipo de formação.

A sociedade tem direito a informações produzidas por profissionais de verdade, não por bacharéis do google. Daqui alguns dias o site google irá se tornar uma verdadeira universidade.

É triste ver que a profissão de jornalismo esteja sendo desmerecida, passando a ser desvalorizada a ponto de ser aprendida em um site. O desrespeito com os jornalistas que já é grande vai aumentar. Além dos apelidos de “fofoqueiros” e “ vagabundos”, os jornalistas vão ganhar mais um “os sem diploma”.

Nossa esperança está nas mãos do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que apresentou a proposta de exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Espero que essa proposta seja aprovada e que o jornalismo seja respeitado por todos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Mundo diz adeus à Michael Jackson



Cerca de 20 mil pessoas participaram nessa terça-feira (7) da cerimônia feita para homenagear o Rei do Pop Michael Jackson,morto no dia 25 de junho vítima de uma parada cardíaca.
A cerimônia foi realizada no ginásio Staples Center em Los Angeles e contou com a presença de muitas celebridades como Mariah Carey,Stevie Wonder e Usher.
No fim da cerimônia a filha de Michael de onze anos emocionou a todos quando disse que Michael desde que ela nasceu foi o melhor pai e que ela o amava.
A transmissão do funeral bateu record de acessos na internet.
Todos os continentes pararam para ver a cerimônia. Não se sabe onde o corpo do astro será sepultado.
O mundo está orfão, perdemos o gênio
Mas a morte é pouco para apagar as lembranças
Pois, há sempre uma música de Michael Jackson preferida
O mundo chorou a perda do Rei do Pop.