terça-feira, 26 de maio de 2009

Não obrigatoriedade do diploma de Jornalista


Venho por intermédio desse artigo protestar contra a lei que vai a favor da não obrigatoriedade do diploma de jornalista.
A função do jornalista é dar a informação de forma precisa à sociedade,afinal estudam quatro anos e aprendem todas as técnicas necessárias para dar uma informação.Embora não pareça, para alguma coisa ser divulgada em um jornal há uma série de mecanismos que são executados pelos jornalistas,como a checagem da veracidade dos fatos publicados.
Estamos vivendo a epidemia de gripe suína no mundo. A imprensa tem a função de deixar a população informada sobre as formas de contagio da doença,os sintomas e como deve-se agir caso tenha sido contaminado.Em um caso como esse o jornalista tem a função de evitar que a população entre em pânico e se automedique.
Um jornalista assina a sua matéria,ou seja, essa assinatura é como um atestado de responsabilidade do jornalista.O profissional de jornalismo sabe manusear as palavras, sabe como fazer a informação chegar até o leitor ou telespectador da melhor maneira possível.
Uma pessoa que redige bem não tem conhecimento específico como o jornalista.Ser jornalista é muito mais que saber escrever e falar bem diante das câmeras,é ter responsabilidade,compromisso,imparcialidade e ética com a informação que vai chegar na sociedade.
A profissão de jornalista deve ser respeitada com qualquer outra, jornalista pode não saber diagnosticar doenças, aplicar as leis ou até mesmo alfabetizar crianças, mas o jornalista sabe informar, uma tarefa muito difícil, pois não pode haver erro.
Informação de verdade é com jornalista diplomado.

Aluno de Jornalismo da FEF fazendo entrevista na 42ªexposição de Fernandópolis
Foto: Andresa Oliveira

domingo, 24 de maio de 2009

A criança e o sorriso



Fotos: Andresa Oliveira

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Crime contra os animais

No fim de semana passado foi publicada uma nota na revista Época sobre o abandono de um cão. Segundo a nota o cão foi abandonado por seus donos acabou ficando dois meses em um terreno sem alimento e água limpa,só recebeu ajuda após denuncia de vizinhos,mas foi tarde o cachorro morreu na clínica vítima de pneumonia e desidratação.
Está claro que abandonar um animal trata-se de um caso criminoso da mesma espécie de um homicídio doloso. Pois, desde que uma pessoa pega um animal para cuidar ela torna-se responsável por ele, o cachorro ou gato qualquer animal não sabe pedir comida,nem água,não sabe dizer se está com dor e não sabe onde pedir abrigo.
Muitas vezes um cão que é abandonado daria a sua vida em troca da vida do dono.E a retribuição é o abandono.
Pessoas que abandonam,envenenam,atropelam e maltratam animais deveriam ser punidas com prisão,porque são assassinos da mesma forma,pior suas vítimas não têm nenhuma chance se defesa.Nesse país faltam leis a favor dos animais,leis que punam essas pessoas.
Ao invés de centros de zoonose deveriam ser criadas chácaras que abrigassem os animais abandonados, onde ele poderiam receber alimento, amor e tratamento veterinário.
São maltratados por não terem quem cuide, muitas vezes não têm o direito de viver pelo simples fato de não ter um lar.